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Tutoriais App Inventor - 9

Como Extrair a Raiz Quadrada de um Número


  Esse projeto tem por finalidade calcular a raiz quadrada de qualquer número informado pelo usuário em uma caixa de texto. Para isso, vamos utilizar um botão, uma caixa de texto e duas legendas.

  Vejamos como fazer isso:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: CalcularRaizQuadrada.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da tela principal (Screen1):

  • Clique na tela principal na seção Componentes.
  • Na propriedade AlinhamentoHorizontal selecione a opção: Centro: 3.
  • Na propriedade CorDeFundo: Laranja.
  • Na propriedade Theme selecione a opção: Device Default.
  • Na caixa de texto Título, digite: Cálculo da Raiz Quadrada e tecle Enter para confirmar.

  Iremos agora inserir os componentes do nosso projeto, ou seja, o botão, a caixa de texto e as duas legendas. Para isso, insira os componentes na seguinte ordem:

  • 1 Legenda.
  • 1 Caixa de Texto.
  • 1 Botão.
  • 1 Legenda.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 9.1:


Figura 9.1 – Componentes inseridos no projeto.

  Agora vamos alterar as propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da primeira Legenda:

  • Nome: legDigitarNum. Clique no componente e utilize o botão Renomear na seção Componentes.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 16.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 70.
  • Texto: digite: Digite um número qualquer:.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da Caixa de Texto:

  • Nome: ctNumDigitado. Clique no componente e utilize o botão Renomear na seção Componentes.
  • CorDeFundo: Amarelo.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 16.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 20.
  • Dica: Deixe em branco.
  • SomenteNúmeros: marque o checkbox para aceitar somente números na caixa de texto.
  • Texto: deixe em branco.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnCalcular. Clique no componente e utilize o botão Renomear na seção Componentes.
  • CorDeFundo: Azul.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 16.
  • Forma: arredondado.
  • Texto: Calcular.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da segunda Legenda:

  • Nome: legResultado. Clique no componente e utilize o botão Renomear na seção Componentes.
  • CorDeFundo: Amarelo.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 16.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 20.
  • Texto: 00.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 9.2:


Figura 9.2 – Componentes configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional executan-do a tarefa para o qual foi designado. Mas antes de criarmos os blocos dos componentes propriamente ditos, precisamos criar uma variável global para armazenar o número digitado pelo usuário.

  Então vamos lá:

  Código para a variável:

  • Na tela Blocos, clique na categoria Variáveis.
  • Arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: num1 (essa será a variável utilizada para armazenar o valor do número digitado pelo usuário).
  • Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente.

  Isso significa que quando o aplicativo for executado essa variável será criada essas assumindo o valor 0 (zero). Veja na Figura 9.3 como deverá ficar o seu código:


Figura 9.3 – Declaração da variável.

  Agora que terminamos a parte visual e criamos a variável necessária para o nosso projeto, vejamos então como criar o código dos componentes.

  Na verdade, somente o componente Botão receberá código, os outros são apenas informa-tivos e para entrada de dados, não necessitando de nenhum código.

  Então vejamos o código do botão passo a passo.

  Código para o Botão:

  • Na tela Blocos, clique no componente btnVerificar.
  • Arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna do bloco já existente.
  • Clique na pequena seta e selecione a opção: global num.
  • Clique no componente ctNumDigitado, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do último bloco (vermelho). Altere a opção CorDeFundo para: Texto.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 9.4:


Figura 9.4 – Primeira etapa dos blocos do botão.

  Isso quer dizer que, quando o botão btnCalcular for clicado, armazene na variável global num o valor digitado pelo usuário na caixa de texto ctNumDigitado.

  E para finalizar o nosso código:

  • Clique no componente legResultado, arraste o segundo bloco e encaixe logo abaixo do último bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para: Texto.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o bloco “raiz quadrada” e encaixe no final do bloco verde.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global num.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 9.5:


Figura 9.5 – Código do projeto finalizado.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão btnCalcular for clicado, mostre na legenda legResultado o valor da raiz quadrada do número digitado pelo usuário na caixa de texto ctNumDigitado.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  CalcularRaizQuadrada.aia

  CalcularRaizQuadrada.apk



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