Arduino para Iniciantes

Cursos


Simulados


P&R

Arduino-36 Projetos

Ajude-nos a manter este site sempre atualizado com novos Cursos, Tutoriais, Simulados e Projetos. Agradecemos a sua colaboração.


Tutoriais App Inventor - 56

Como usar o Acelerômetro para Disparar o Alarme


  Nesse tutorial vamos utilizar o componente SensorAcelerômetro do Android e apenas uma legenda, de forma que, quando o celular for virado um alarme será disparado. O alarme que vamos utilizar é um arquivo .mp3. Você poderá utilizar qualquer arquivo de sua preferência.

  Vejamos como funciona o acelerômetro de um celular no App Inventor:

  • SensorAcelerômetro – componente invisível que mede a aceleração aproximada em três dimensões usando unidades do SI (m/s2), e detecta se o telefone está sendo virado ou não. Os valores são os seguintes:
   • xAcel - igual a 0 (zero) quando o telefone está em repouso sobre uma superfície plana, positivo quando o telefone está inclinado para a direita (ou seja, o lado esquerdo levantado), e negativo quando o telefone está inclinado para a esquerda (ou seja, o lado direito levantado).
   • yAcel – igual a 0 (zero) quando o telefone está em repouso sobre uma superfície plana, positivo quando a base é elevada, e negativo quando o topo é elevado.
   • zAcel - igual a -9,8 (aceleração da gravidade da Terra), quando o dispositivo está em repouso paralelo ao chão com a tela virada para cima, +9,8, quando na mesma situação com a tela virada para baixo, 0 (zero) quando perpendicular ao solo. O valor muda conforme o telefone é acelerado contra ou a favor da gravidade.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: AcelerometroAlarme.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • ImagemDeFundo: selecione qualquer imagem de sua preferência.
  • PrimaryColor: Marrom Escuro.
  • Theme: Dark.
  • Título: Acelerômetro – Dispara Alarme.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Legenda.
  • 1 SensorAcelerômetro.
  • 1 Tocador.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da Legenda:

  • Nome: legMensagem.
  • CorDeFundo: Azul.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: com serifa.
  • Texto: O alarme será disparado se o dispositivo for virado.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades do SensorAcelerômetro:

  • Nome: aceSensor.
  • IntervaloMinimo: 400.

  Alterando as propriedades do Tocador:

  • Nome: tocSom.
  • Fonte: car-alarm.mp3 (pode usar qualquer som de sua preferência).
  • Volume: 60.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 56.1:


Figura 56.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional. Na verdade, o único componente que receberá código é o acelerômetro.

  Vamos lá então:

  Código para o componente SensorAcelerômetro (AceleraçãoAcelerada):

  • Na seção Blocos, clique no componente aceSensor e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Clique na categoria Controle, arraste o segundo bloco verde e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “se” do bloco marrom. Clique na pequena seta e altere a opção para: “<”.
  • Clique na opção zAcel, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Altere o valor “0” para “-8”.
  • Clique no componente tocSom, arraste o segundo bloco roxo e encaixe na lacuna “então” do bloco marrom.
  • Clique no componente tocSom, arraste o terceiro bloco roxo e encaixe na lacuna “senão” do bloco marrom.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 56.2:


Figura 56.2 – Código para a função AceleraçãoAlterada
do Acelerômetro.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Se o eixo z do acelerômetro for menor que -8, ou seja, se o celular for virado com a face para baixo, dispare o alarme, caso contrário, não dispare.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  AcelerometroAlarme.aia

  AcelerometroAlarme.apk

*****


Tutoriais


Programas



Projetos


O Catador de Lixo Arduino para Iniciantes Programando com Arduino-12 Projetos
Cursos

Android
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
SQL
P&R

Android
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Simulados

Android
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
SQL
Tutoriais

Android
App Inventor 2
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Programas

Android
App Inventor 2
C
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Projetos

Android
App Inventor 2
Arduino

Copyright 2020 - Simulados & Tutoriais - Todos os Direitos Reservados.