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TUTORIAIS APP INVENTOR - 51

Como Alterar a Cor de Fundo por Voz


  Nesse tutorial vamos mostrar como utilizar o componente ReconhecimentoDeVoz do próprio Android da categoria Mídia para alterar a cor de fundo da tela para a cor que for falada. Nesse projeto vamos utilizar apenas quatro cores (vermelho, azul, verde e amarelo). Se uma dessas cores for falada, a cor de fundo será alterada e o nome da cor será impressa em uma legenda. Qualquer mensagem falada diferente dessas cores não terá nenhum efeito.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: CorDeFundoPorVoz.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da Tela Principal:

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Theme: Dark.
  • Título: Altera Cor de Fundo por Voz.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Botão.
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal (somente como separador).
  • 1 Legenda (para mostrar a mensagem falada).
  • 1 componente ReconhecedorDeVoz.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnFalar.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 18.
  • Largura: 40 por cento.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • Texto: Falar
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades do layout OrganizaçãoHorizontal::

  • Nome: layoutOrgHorizontal.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Altura: 10 pontos.
  • Largura: Preencher principal.

  Alterando as propriedades da Legenda::

  • Nome: legTexto.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 18.
  • Largura: 90 por cento.
  • Texto: Texto.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades do componente ReconhecedorDeVoz:

  • Nome: rvVoz.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 51.1:


Figura 51.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional.

  Vamos lá então:

  Código para o Botão btnFalar:

• Na tela Blocos, clique no componente btnFalar e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique no componente rvVoz, arraste o primeiro bloco roxo e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 51.2:


Figura 51.2 – Código final do Botão btnFalar.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão for clicado, o componente rvVoz será solicitado e o usuário poderá falar a sua mensagem.

  Código para o Componente rvVoz:

• Na tela Blocos, clique no componente rvVoz e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique no componente legTexto, arraste o segundo bloco verde e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Texto”.
• Passe o mouse no botão “resultado” do bloco marrom, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco verde.
• Clique na categoria Controle, arraste o primeiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco verde.
• Clique na categoria Matemática, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “se” do bloco marrom.
• Passe o mouse no botão “resultado” do bloco marrom, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Na lacuna em branco digite: “vermelho”.
• Clique na categoria Controle, arraste o primeiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco verde.
• Clique na categoria Matemática, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “se” do bloco marrom.
• Passe o mouse no botão “resultado” do bloco marrom, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Na lacuna em branco digite: “azul”.
• Clique na categoria Controle, arraste o primeiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco verde.
• Clique na categoria Matemática, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “se” do bloco marrom.
• Passe o mouse no botão “resultado” do bloco marrom, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Na lacuna em branco digite: “verde”.
• Clique na categoria Controle, arraste o primeiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco verde.
• Clique na categoria Matemática, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “se” do bloco marrom.
• Passe o mouse no botão “resultado” do bloco marrom, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Na lacuna em branco digite: “amarelo”.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 51.3:


Figura 51.3 – Código para o componente rvVoz.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Depois que o componente rvVoz obtém a mensagem falada, imprime a mesma na legenda e altera a cor de fundo da tela para a cor falada.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  CorDeFundoPorVoz.aia

  CorDeFundoPorVoz.apk



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