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TUTORIAIS APP INVENTOR - 30

Como Calcular a Área da Superfície de um Cubo


  Um cubo é uma figura/recipiente geométrico tridimensional com todas as suas superfícies com lados iguais (comprimento, largura e altura). Temos seis quadrados iguais (superfícies).

  A área da superfície de um cubo = 6 x (área da superfície de um quadrado).

  A fórmula para calcular a área da superfície de um cubo é a seguinte:

  Área da Superfície Total do Cubo = 6 * (l × l).

  Onde:

  l (lado) = comprimento = largura = altura

  Exemplo:

  Suponha que queremos saber qual a área da superfície de um cubo com lado, base e altura iguais a 5 cm. Calcule a área de sua superfície:

  A área da superfície do cubo é: 6 x (l x l) = 6 x (5 x 5) = 6 x 25 = 150.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: CalculoAreaSupCubo.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da Tela Principal:

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: Amarelo.
  • PrimaryColor: Azul.
  • Theme: Dark.
  • Título: Área da Superfície de um Cubo.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Legenda (mensagem).
  • 1 Legenda (fórmula).
  • 1 Imagem (imagem do cubo).
  • 1 Legenda (solicitação das informações).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Legenda (Lado).
  • 1 Caixa de Texto (Lado).
  • 1 Botão.
  • 1 Legenda.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da primeira Legenda:

  • Nome: legMensagem.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: A Fórmula para calcular a Área da Superfície de um Cubo é a seguinte:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da segunda Legenda:

  • Nome: legFormula.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: 6 x (lado x lado).
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Vermelho.

  Alterando as propriedades da Imagem:

  • Nome: imgCubo.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • RedimensionarParaCaber: clique nessa opção para que a imagem caiba perfeitamente no componente Imagem.

  Alterando as propriedades da terceira Legenda:

  • Nome: legMensagem2.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Informe o lado do Cubo:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da quarta Legenda:

  • Nome: legLado.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 20 por cento.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Lado.
  • AlinhamentoDoTexto: direita: 2.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da Caixa de Texto:

  • Nome: ctLado.
  • CorDeFundo: Ciano.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 15 por cento.
  • Texto: 0
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Cinza Escuro.

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnCalcular.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • TamanhoDaFonte: 16.
  • Texto: Calcular.
  • AlinhamentoDoTexto: centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da quinta Legenda:

  • Nome: legResultado.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Largura: 25 por cento.
  • Texto: 0.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 30.1:


Figura 30.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional.

  Mas antes de criarmos o código propriamente dito, precisamos criar duas variáveis globais para armazenar os valores do lado, (informados pelo usuário) e também do resultado.

  Vamos lá então:

  Códigos para as variáveis:

• Na tela Blocos, clique na categoria Variáveis.
• Arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: lado (essa será a variável utilizada para armazenar o valor do lado do triângulo informado pelo usuário).
• Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).
• Clique novamente na categoria Variáveis e arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: resultado (essa será a variável utilizada para armazenar o resultado da operação).
• Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).

  Isso significa que quando o aplicativo for executado serão criadas essas variáveis com o valor 0. Veja na Figura 30.2 como deverá ficar o seu código:


Figura 30.2 – Variáveis inicializadas.

  Apenas o componente Botão receberá código. Os outros componentes serão apenas informativos.

  Então vamos lá:

  Código para o Botão:

• Na tela Blocos, clique no componente btnCalcular e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Clique na pequena seta e selecione a opção: global lado.
• Clique no componente ctLado, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
• Clique na categoria Matemática, arraste o sexto bloco e encaixe no final do último bloco colocado.
• Clique na categoria Matemática, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul. Altere o valor “0” para: 6.
• Clique na categoria Matemática, arraste o sexto bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul.
• Clique novamente na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na primei-ra lacuna do segundo bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global lado.
• Clique novamente na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na segun-da lacuna do segundo bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global lado.
• Clique no componente legResultado, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 30.3:


Figura 30.3 – Código final do Botão.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão for clicado, o valor informado na caixa de texto pelo usuário será armaze-nado na variável globais lado, e em seguida, a variável global resultado armazenará o resultado da operação. Finalmente, o resultado será mostrado na legenda legResultado.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  CalculoAreaSupCubo.aia

  CalculoAreaSupCubo.apk



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