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Tutoriais App Inventor - 24

Como Calcular a Área de um Triângulo


  Nesse tutorial vamos ver como calcular a área de um triangulo. Para isso vamos utilizar duas caixas de texto para a entrada de dados, e um botão para calcular o resultado, além de outros componentes. Um triangulo é polígono que tem três lados, uma base e uma altura é conhecido como triângulo.

  A fórmula para calcular a área de um triângulo é a seguinte:

  (b × a) / 2

  Onde:

  b = base
  a = altura

  Exemplo:

  Suponha que a base de um triângulo qualquer tenha 5 cm e sua altura 10 cm. Calcule sua área:

  Área do Triângulo = (5 x 10) : 2 = 25.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: CalculoAreaTriangulo.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: Amarelo.
  • PrimaryColor: Vermelho.
  • Theme: Dark.
  • Título: Área de um Triângulo.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Legenda (mensagem).
  • 1 Legenda (fórmula).
  • 1 Imagem (imagem do triângulo).
  • 1 Legenda (solicitação das informações).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Legenda (Base).
  • 1 Caixa de Texto (Base).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Legenda (Altura).
  • 1 Caixa de Texto (Altura).
  • 1 Botão.
  • 1 Legenda.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da primeira Legenda:

  • Nome: legMensagem.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 18.
  • FamíliaDaFonte: com serifa.
  • Texto: A Fórmula para calcular a Área de um Triângulo é a seguinte:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da segunda Legenda:

  • Nome: legFormula.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: (b x a) : 2.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da Imagem:

  • Nome: imgTriangulo.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • RedimensionarParaCaber: clique nessa opção para que a imagem caiba perfeitamente no componente Imagem.

  Alterando as propriedades da terceira Legenda:

  • Nome: legMensagem2.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Informe a Base e a Altura do Triângulo:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da quarta Legenda:

  • Nome: legBase.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 20 por cento.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Base.
  • AlinhamentoDoTexto: direita: 2.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da primeira Caixa de Texto:

  • Nome: ctBase.
  • CorDeFundo: Ciano.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 15 por cento.
  • Texto: 0.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Cinza Escuro.

  Alterando as propriedades da quinta Legenda:

  • Nome: legAltura.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 20 por cento.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Altura.
  • AlinhamentoDoTexto: direita: 2.
  • CorDeTexto: .

  Alterando as propriedades da segunda Caixa de Texto:

  • Nome: ctAltura.
  • CorDeFundo: Ciano.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 15 por cento.
  • Texto: 0.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Cinza Escuro.

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnCalcular.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • TamanhoDaFonte: 16.
  • Texto: Calcular.
  • AlinhamentoDoTexto: centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da sexta Legenda:

  • Nome: legResultado.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Largura: 20 por cento.
  • Texto: 0.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 24.1:


Figura 24.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional.

  Mas antes de criarmos o código propriamente dito, precisamos criar três variáveis globais para armazenar os valores da base, da altura (informados pelo usuário) e também do resultado.

  Vamos lá então:

  Códigos para as variáveis:

  • Na tela Blocos, clique na categoria Variáveis.
  • Arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: base (essa será a variável utilizada para armazenar o valor da base informado pelo usuário).
  • Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).
  • Clique novamente na categoria Variáveis e arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: altura (essa será a variável utilizada para armazenar o valor da altura informado pelo usuário).
  • Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).
  • Clique novamente na categoria Variáveis e arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: resultado (essa será a variável utilizada para armazenar o resultado da operação).
  • Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).

  Isso significa que quando o aplicativo for executado serão criadas essas variáveis com o valor 0. Veja na Figura 24.2 como deverá ficar o seu código:


Figura 24.2 – Variáveis inicializadas.

  Apenas o componente Botão receberá código. Os outros componentes serão apenas informativos.

  Então vamos lá:

  Código para o Botão:

  • Na tela Blocos, clique no componente btnCalcular e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Clique na pequena seta e selecione a opção: global base.
  • Clique no componente ctBase, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global altura.
  • Clique no componente ctAltura, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o sexto bloco e encaixe no final do último bloco colocado.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global base.
  • Clique novamente na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na segun-da lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global altura.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Altere o valor “0” para “2”.
  • Clique no componente legResultado, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para: Texto.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 24.3:


Figura 24.3 – Código final do Botão.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão for clicado, os valores informados nas caixas de texto pelo usuário serão armazenados nas variáveis globais base e altura, e em seguida, a variável global resultado armazenará o resultado da operação. Finalmente, o resultado será mostrado na legenda legResultado.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  CalculoAreaTriangulo.aia

  CalculoAreaTriangulo.apk



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