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Tutoriais App Inventor - 19

Como Selecionar uma Imagem Usando Caixas de Seleção

  Nesse projeto vamos selecionar quatro imagens, uma de cada vez, utilizando caixas de seleção. Para isso, vamos utilizar um componente Imagem e quatro Caixas de Seleção, de forma que, quando cada caixa de seleção for marcada ou clicada uma imagem diferente será mostrada no componente Imagem.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: SelecionaImagem.

  Feito isso, vamos alterar algumas propriedades da tela principal (Screen1).

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: utilize qualquer cor de sua preferência.
  • PrimaryColor: selecione uma cor que combine com a cor de fundo.
  • Theme: Dark.
  • Título: Selecionando uma Imagem.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Layout OrganizaçãoEmTabela.
  • 4 Caixas de Seleção.
  • 1 Layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Imagem.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades do Layout OrganizaçãoEmTabela:

  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 80.

  Alterando as propriedades das Caixas de Seleção:

  As propriedades das Caixas de Seleção são as mesmas, com exceção do nome do componente e da propriedade Texto, conforme mostra a Tabela 1:


Tabela 19.1

  As outras propriedades são as seguintes:

  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 20.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 40.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades do Layout OrganizaçãoHorizontal:

  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.

  Alterando as propriedades da Imagem:

  • Nome: imgFoto.
  • Altura: selecione a opção percentagem e digite: 80.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 40.
  • Imagem: carregue qualquer imagem de sua preferência. Essa imagem será carregada no componente Imagem quando o projeto for executado. Certifique-se de que as imagens sejam do mesmo tamanho. Por exemplo, 128x128, 256x256, 512x512 pixels etc.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 19.1:


Figura 19.1– Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora precisamos carregar as quatro imagens que deverão ser carregadas no projeto em tempo de execução de acordo com a Caixa de Seleção. Você poderá utilizar quaisquer imagens de sua preferência, desde que sejam de 128x128 pixels ou proporcionais a esse tamanho para ficarem padronizadas. Vamos utilizar quatro imagens de frutas, que vamos disponibilizar no link no final desse capítulo.

  Então vamos lá:

  • Na seção Midia, logo abaixo da seção Componentes, clique no botão Enviar Arquivo.
  • Na janela apresentada, conforme mostra a Figura 19.2:


Figura 19.2 – Janela para escolher arquivo.

  • Clique no botão Escolher arquivo.
  • Feito isso, será mostrada a janela do Windows Explorer para você selecionar a pasta e o arquivo para carregar.

  Depois de selecionar todas as imagens, a sua seção Midia ficará conforme mostra a Figura 19.3:


Figura 19.3 – Lista das imagen carregadas.

  Códigos:

  Somente as Caixas de Seleção receberão códigos.

  Código para a primeira Caixa de Seleção:

  • Na tela Blocos, clique no componente csAbacaxi e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Clique na categoria Controle, arraste o primeiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” desse bloco.
  • Clique na categoria Lógica, arraste o quarto bloco e encaixe na lacuna “se” do último bloco colocado.
  • Clique no componente csAbacaxi, arraste o terceiro bloco vede e encaixe na primeira lacuna do bloco lógico.
  • Clique na categoria Lógica, arraste o segundo bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco lógico. Altere o valor falso para verdadeiro.
  • Clique no componente imgFoto, arraste o primeiro bloco vede e encaixe na lacuna “então” do bloco marrom. Altere a opção Animação para: Imagem.
  • Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do último bloco. Preencha a lacuna entres aspas com: abacaxi.png.
  • Clique no componente csBanana, arraste o quarto bloco vede e encaixe logo abaixo do último bloco.
  • Clique na categoria Lógica, arraste o segundo bloco e encaixe no final do último bloco.
  • Clique no componente csLaranja, arraste o quarto bloco vede e encaixe logo abaixo do último bloco.
  • Clique na categoria Lógica, arraste o segundo bloco e encaixe no final do último bloco.
  • Clique no componente csUva, arraste o quarto bloco vede e encaixe logo abaixo do último bloco.
  • Clique na categoria Lógica, arraste o segundo bloco e encaixe no final do último bloco.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 19.4:


Figura 19.4 – Código final da Caixa de Seleção csAbacaxi.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando a Caixa de Seleção csAbacaxi for alterada e marcada (ou clicada), o seu estado lógico ficará como verdadeiro, e a imagem do abacaxi será mostrada no componente Imagem, e as outras caixas de seleção ficarão automaticamente desmarcadas (estado: falso), ou seja, só será permitido clicar uma caixa de seleção de cada vez.

  Utilize o mesmo procedimento para criar os códigos dos outros componentes Caixas de Seleção, atentando apenas para a imagem que estiver na vez. Para isso, oriente-se pelas figuras a seguir:


Figura 19.5 – Código final da Caixa de Seleção csBanana.


Figura 19.6 – Código final da Caixa de Seleção csLaranja.


Figura 19.7 – Código final da Caixa de Seleção csUva.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  SelecionaImagem.aia

  SelecionaImagem.apk

  SelecionaImagem-imagens.rar


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