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Tutoriais App Inventor - 15

Como Rotacionar uma Imagem

  Nesse projeto vamos rotacionar uma imagem em vários graus, de 0 a 360. Para isso vamos utilizar um Deslizador, uma Legenda e o componente Imagem, é claro. O Deslizador servirá para o usuário selecionar os graus que a imagem deverá ser rotacionada, e a legenda mostrará o valor dos graus:

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: RotacionandoImagem.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da tela principal (Screen1).

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: para uma cor customizada qualquer clicando na opção Custom.
  • PrimaryColor: Vermelho.
  • Theme: selecione a opção Dark.
  • Título: Rotacionando uma Imagem.

  Iremos agora inserir os componentes do nosso projeto, ou seja, o Deslizador, a Legenda e a Imagem na seguinte ordem:

  • 1 Deslizador.
  • 1 Legenda.
  • 1 Imagem.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades do Deslizador:

  • Nome: desGraus.
  • CorÀEsquerda: Azul.
  • CorÀDireita: Vermelho.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 90.
  • ValorMáximo: 360.
  • ValorMínimo: 0.
  • PosiçãoDoIndicador: 0.

  Alterando as propriedades da Legenda:

  • Nome: legValor.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 20.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 25.
  • Texto: digite: 0 graus.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da Imagem:

  • Nome: imgFoto.
  • Altura: selecione a opção percentagem e digite: 50.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 50.
  • Imagem: selecione qualquer imagem de sua preferência.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 15.1:


Figura 15.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional executando a tarefa para o qual foi designado.

  Mas antes de criarmos os blocos dos componentes, precisamos criar uma variável global para armazenar o valor referente aos graus de rotação da imagem.

  Vamos lá então:

  Código para a variável:

  • Na seção Blocos, clique na categoria Variáveis.
  • Arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Altere o rótulo nome para: graus (essa será a variável utilizada para armazenar o valor dos graus de rotação da imagem).
  • Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).

  Isso significa que quando o aplicativo for executado essa variável será criada com o valor 0 (zero).

  Veja na Figura 15.2 como deverá ficar o seu código:


Figura 15.2 – Inicialização da variável.

  Esse bloco faz o seguinte:

  Quando o projeto for executado será criada uma variável global graus com valor inicial 0 (zero).

  Agora vamos criar os códigos dos componentes:

  Dos componentes utilizados no projeto o único que receberá código é o Deslizador, os outros são apenas informativos.

  Então vejamos:

  Código para o Deslizador:

  Vejamos como criar o código desse componente:

  • Na tela Blocos, clique no componente desGraus e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” desse bloco.
  • Clique na pequena seta e altere a opção para: global graus.
  • Clique na categoria Matemática, arraste o bloco “arredondar” e encaixe no final do último bloco colocado.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco azul.
  • Clique na pequena seta e altere a opção para: posiçãoDoIndicador.
  • Clique no componente legValor, arraste o segundo bloco e encaixe abaixo do bloco vermelho.
  • Altere a opção CorDeFundo para: Texto.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco vermelho.
  • Clique na segunda seta e selecione a opção: Texto.
  • Clique na categoria Texto, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na primeira lacuna desse bloco.
  • Clique na pequena seta e selecione a opção para: global graus.
  • Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco lilás. Escreva na lacuna entre as aspas: graus.
  • Clique no componente imgFoto, arraste o segundo bloco e encaixe abaixo do bloco verde.
  • Clique na pequena seta e selecione a opção para: RotationAngle.
  • Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde.
  • Clique na pequena seta e selecione a opção para: global graus.

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 15.3:


Figura 15.3 – Código final do Deslizador.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando a posição do Deslizador for alterada, armazene na variável global graus o valor inteiro (ou arredondado) selecionado no Deslizador pelo usuário. Em seguida, mostre esse valor (global graus) na legenda legValor adicionado do texto “graus”. Finalmente, gire a imagem com o grau que for selecionado no Deslizador.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  RotacionandoImagem.aia

  RotacionandoImagem.apk


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